A fim de sintetizar diversas produções e discussões científicas, a Universidade de Brasília (UnB), em união com a Universidade Federal de Goiás (UFG), comprovam a consolidação da Ecolinguística como disciplina. O site Ecolinguística: Linguística Ecossitêmica, do Instituto de Letras (Programa de Pós-graduação em Linguística) da Universidade de Brasília, pretende abrir um espaço de compartilhamento, de reflexão e de debate para professores, pesquisadores, alunos de pós-graduação e de graduação do Brasil e do exterior, em torno de um eixo central: a relação entre língua e ambiente, partindo de uma perspectiva ecossistêmica, tema esse dos mais relevantes no contexto mundial na atualidade.
O tema central deste site, a relação entre língua e ambiente, é ampla e transdisciplinar, o que favorece a participação de diferentes correntes de estudos, das ciências da linguagem e de disciplinas afins. Envolve-se, portanto, as mais diferentes questões, no âmbito social, mental ou natural (físico). Assim, aparece, de forma enfática, uma preocupação com a vida no planeta, sendo o crivo para o fazer científico e dando espaço para uma disciplina que se propõe engajada, produtora de mudanças reais, ocupando um lugar privilegiado no debate contemporâneo, independentemente do contexto cultural ao qual está vinculada.É o que se pretende enfatizar aqui, pois compreendemos que esta é uma questão que abrange todas as relações humanas e que passa, necessariamente, pela ecologia, pela linguagem, por suas condições de existência.
Convidamos você e seu grupo de pesquisa a refletir sobre essa relação no âmbito de suas pesquisas, dispondo deste espaço para a atualização sobre o desenvolvimento da Ecolinguística, de eventos e produções científicas.